Notícias

13 de maio - assinatura da Lei Áurea

O dia 13 de maio é a data oficial da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, mas não é comemorado como um marco da libertação de negros e negras do país. Os negros no Brasil continuam sendo as principais vítimas de um sistema que rejeita a cultura negra e ameaça sua existência. No Brasil, negros representam 78% das pessoas mortas por arma de fogo e têm mais do que o dobro de chance de serem assassinados. Como podemos aceitar que a cada 23 minutos morre um jovem negro no Brasil? 

Depois da abolição da escravidão, não houve nenhuma medida para garantir uma sobrevivência digna para os negros e negras sequestrados na África e escravizados durante anos. Depois de libertados, foram jogados nas ruas e acabaram marginalizados em periferias. Os negros são 75% entre os mais pobres, por isso a pobreza brasileira tem cor e é preta.

Os números assustam, mas exigem uma reflexão necessária acerca da sociedade que vivemos e do mundo que queremos construir. No Brasil, negros morrem mais e ganham menos. É mais do que urgente tratarmos de tais questões e o racismo precisa ser combatido diariamente. 


Copyright © 2020 - SINTECT-PB